domingo, 11 de setembro de 2011

Escola de Pais, eu acredito nisso e vc?

Em 2007, quando iniciamos com a Escola de Pais na Educação Infantil tínhamos a certeza de que colheríamos bons frutos pois precisávamos mostrar ao Pais a sua importância no acompanhamento da vida escolar de seu filho. Pois bem, A finalidade do projeto é de aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade, oportunizando reflexão e debate sobre o desenvolvimento da criança e com isto estreitando o relacionamento do Centro de Educação Infantil com os pais.
Seu trabalho representa um aprendizado em ação, isto é pretende atingir os pais enquanto educadores, para conscientizá-los de sua responsabilidade na formação de seus filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que afligem e assim vencer os desafios do dia a dia.
É um espaço onde pais e educadores podem partilhar medos, angústias, trocar idéias e saberes, encontrar apoio na resolução de problemas, ganhar mais auto confiança,se ajudar mutuamente, enfim, a ESCOLA DE PAIS pretende ajudá-lo na árdua mas valiosa tarefa que é EDUCAR. 

Sua Fundamentação Legal está na Lei 8.069/90, no artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de substâncias entorpecentes”.

 E tem como Objetivos:

 Ø  Conscientizar os pais de seu papel de educadores;
Ø  Fornecer informações sobre o desenvolvimento da criança;
Ø  Promover o desenvolvimento do auto conhecimento da criança e aumentar a confiança em si mesmo bem como a capacidade de relação dos pais com os filhos;
Ø  Possibilitar a solução de problemas;
Ø  Promover o treino de competências para fazer em face de situações geradoras de stress familiar;
Ø  Promover e fortalecer relações mais saudáveis e positivas tanto no interior da família como fora dela;
Para saber mais acesse : Revista Nova Escola e terá reportagens, vídeos e artigos sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Nós acreditamos e levamos muito a sério. Tentamos fazer um dia de integração pai e escola. Tem sido um desafio, e temos tentado aproveitar esse momento. O último encontro que tivemos no CMEI foi muito proveitoso, agora estamos planejando o próximo. Aceitamos sugestões!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário